sexta-feira, 30 de novembro de 2018

livrinhos de novembro

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇

Asiáticos podres de ricos - Kevin Kwan (2013)


essa história é bem boa e a escrita é gostosa (apesar de eu ter lido na tradução, né), mas o que mais me agradou foi entrar em contato com esse universo tão distante da nossa realidade. amo/sou ler livros com culturas diferentes ♡ a parte complicada é que tem MUITA personagem, então às vezes eu não sabia mais quem era cada pessoa e tinha que ir na fé pra entender as relações familiares. terminei a leitura morrendo de vontade de assistir ao filme! :) mas preciso confessar que eu fiquei decepcionada com o final. eu tava amando o livro, tava achando incrível o desenrolar dos fatos, mas os últimos capítulos foram bem fuén. sabe quando parece que o autor não conseguiu dar conta de resolver a confusão que criou, aí fez mais ou menos de qualquer jeito? então.. mas ainda assim, no geral, eu gostei bastante do livro.


Sapiens: uma breve história da humanidade - Yuval Noah Harari (2015)


fiquei com vontade de ler esse aqui desde que eu vi sendo indicado pela primeira vez pelo átila, do nerdologia. peguei achando que seria difícil, mas me surpreendi muito porque, de certa forma, até que a leitura é tranquila. claro não é pra gente ler como forma de distração, porque o tema é bem denso e a chance de você sentir vontade de exterminar os seres humanos é muito grande, então tem que ler preparado pra passar por momentos tensos! hahaha o livro começa MUITO legal, falando sobre biologia e história, daí vai ficando mais chatinho conforme entra na parte do dinheiro e fica basicamente insuportável quando tá falando sobre capitalismo, mas depois melhora de novo! :) é uma leitura esclarecedora e assustadora ao mesmo tempo, eu gostei muito de ter lido e recomendo bastante! mas definitivamente não é pra qualquer um, porque tem que ter muita perseverança pra terminar esse livrão com cara de texto acadêmico de 450 páginas..... hahah


A rosa de Isabela - Solaine Chioro (2017)


depois do livro anterior eu precisava de uma leitura gostosinha, daquelas pra ler feliz sem ter que pensar muito! hahah eis que recorri ao kindle unlimited, que não tem o melhor catálogo do mundo, mas que me proporcionou essa gracinha! esse aqui é um reconto de a bela e a fera, a protagonista é uma mulher negra e, pra fechar, ainda tem romance lgbt! o livro é curtíssimo, tem menos de 100 páginas e dá pra ler de uma vez só se você tiver um tempinho pra se dedicar. óbvio que não é o ápice da literatura brasileira, mas é bem bonitinho. e basicamente não existem personagens masculinos, o que eu considero um bônus :D 


A cidade inteira dorme e outros contos - Ray Bradbury (2008)


coletânea de contos com uma pegada de ficção científica, fantasia e suspense. alguns se passam em marte, outros na terra. os contos não necessariamente conversam entre si, então aparentemente nem todos fazem parte do mesmo universo. é muito difícil eu ler um livro de contos sem sentir vontade de parar e com esse aqui não foi muito diferente. eu gosto da escrita desse autor, das histórias que ele cria, das ideias que ele discute, mas não fui fisgada pela leitura logo de cara. na minha singelinha opinião, os primeiros contos não são tão legais quanto os últimos, então o começo do livro é meio cansativo. mas do meio pro final a coisa deslancha e melhora bastante! meu conto preferido foi "as frutas no fundo da fruteira", eu achei INCRÍVEL! mas acho válido deixar os últimos contos, "o alçapão" e "a hora zero", como menção honrosa, porque também são muito bons :)


Ligações - Rainbow Rowell (2014)


 favorito do mês! 
seria a rainbow rowell uma das minhas autoras preferidas da vida? :D eu peguei esse aqui pra ler com pouca expectativa, porque sabia que ele não tinha a mesma vibe young adult dos outros livros, então achei que essa leitura mais adulta fosse ser mais cansativa - ou pelo menos não tão divertida quanto as outras. só que eu me enganei completamente porque esse livro é maravilhoso!!!! eu amei os conflitos que a autora trabalhou e achei a mensagem bem bonita, é de fazer a gente refletir mesmo (ainda mais se você está em um relacionamento). senti vontadinha de chorar acompanhando a vulnerabilidade da personagem principal. quis entrar na história, dar um abracinho na moça e dizer que ia ficar tudo bem hahah ai, sem contar que tem uma cena no meio do livro que serve de alívio cômico e que é maravilhosa! eu gostei muito desse bonitinho aqui, foi uma surpresa muito muito feliz ♡


James y el melocotón gigante - Roald Dahl (1961)


eu tô amando essa história de estudar espanhol por meio de livrinho infantojuvenil!!!! ♡ esse é o terceiro livro desse autor que eu tô lendo no ano e eu recomendo bastante os livros dele pra dar de presente pra criança. as histórias são divertidas, dá pra exercitar bastante a imaginação e é sempre bom incentivar a leitura nas cria, né? ;) esse aqui especificamente tem uma história MUITO MALUCA, cheia de situação absurda, mas é divertidinha e o james é uma graça! ^^

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

 livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 5 literatura estrangeira (1 de cingapura, 1 de israel, 2 dos eua e 1 da inglaterra)

 livros lidos no kindle 5 x 1 livros físicos

 autoras mulheres 2 x 4 autores homens

 releituras 0 x 6 livros novos

4 comentários:

  1. Estou bastante curioso com esse 'Asiáticos podres de ricos". Se eu não tivesse tantos livros para ler agora, acho que seria minha próxima leitura. Achei genial sua ideia de estudar espanhol com livros infantojuvenis. Estou lendo algumas estórias em espanhol no Wattpad, mas acho que será mais divertido com aventuras para crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá muito gostosinho aprender com livro infantojuvenil! e mesmo sendo histórias mais fáceis, o vocabulário é muito rico. é uma experiência bem legal, recomendo mesmo :D

      Excluir
  2. Morro de vontade de ler esse Sapiens, mas falta a coragem. Asiáticos Podres de Ricos eu comecei ontem, mas ainda não entendi muito bem qqtacontecenu. E LIGAÇÕES!!! Li numa época bem difícil da vida, e lembro que chorei bastante com o problema que dá o enredo ao livro.
    Beijos!

    Limonada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sapiens é maravilhoso, mas se você não tiver 100% no clima ele pode ser um saco hahaha asiáticos é uma loucura, né? mas depois que você engata na história e se acostuma com aquele monte de personagem, tudo faz sentido. depois quero saber oq vc achou do final do livro!!

      Excluir