quinta-feira, 25 de novembro de 2021

tirando um tantinho do pó da estante

olha, é esquisito demais estar aqui de novo depois de três meses fingindo que esse espaço não existia... 

enfim, vamo lá. 

eu tinha esse compromisso - firmado única e exclusivamente comigo - de anotar aqui o que eu tinha lido no mês, como forma de me ajudar a registrar minhas leituras e o que eu achei de cada livro, mas também pra me incentivar a manter esse cantinho vivo (ainda que respirando por aparelhos).

só que a vida aconteceu, eu joguei tudo pro alto e larguei mão de fazer o que eu não tava afim.

calma que eu explico: a última vez que dei as caras aqui foi pra falar sobre as leituras de agosto. daí em setembro eu tirei férias do trabalho e meu cérebro resolveu que queria descansar por completo. até comecei dois livros novos, um calhamaço clássico da literatura portuguesa e um YA nacional, mas ler tava me exigindo demais. eu ainda insisti, cheguei na página 100 do eça de queirós e na metade do YA, mas não tava legal. eu tava lendo por obrigação, porque tinha que ler, não porque tava sendo divertido. 

aí um dia de repente eu decidi que não ia mais ler porra nenhuma e foda-se. não necessariamente por causa dos livros - tava sendo uma experiência meio ruim mas não a esse ponto -, foi porque eu dei uma enlouquecida mesmo.

aconteceram Certas Coisas cujas quais não vêm ao caso e que me fizeram passar uma raiva absurda, porque jogaram na minha cara que eu não tenho controle nenhum sobre absolutamente nada. e isso é algo que eu ainda tô tentando aceitar. é muito difícil pra mim lidar com essa história de não controlar tudo nas palmas de minhas mãos e viver à mercê do universo, viu? pelo amor. mas então, voltando... depois de passar esse nervoso lascado, eu apenas fechei o livro, desliguei o kindle e fim. senti urgência de parar de ler, sem mais nem menos.

e foi assim que chegamos ao final do mês de setembro sem uma mísera leitura concluída pra registrar.

uns tempos depois, já em outubro, comentei que eu tinha deixado minha personalidade antiga - a que lia livros - pra trás. eis que uma amiga (beijo, vivis, te amo!) me perguntou "tá, mas qual é a personalidade nova então?" e eu não soube responder. porque o problema é que eu não sabia o que eu tava querendo encontrar, só sabia o que eu queria deixar pra trás. cismei que não queria mais saber de livros e ponto final. só que esse questionamento alugou um triplex na minha cabeça. logo eu, que não faço quase nada sem perder horas planejando todos os meus passos, não tinha parado meio segundo pra racionalizar de onde eu tinha tirado essa ideia descabida. afinal de contas, eu amo ler. por que raios eu queria me desvencilhar disso?

o fato é que eu realmente passei muito tempo sem chegar perto de livro nenhum. até que começou a me bater saudade da experiência de entrar numa história e viver lá dentro por umas horinhas. ver filmes e séries é divertido, mas não chega nem perto da sensação que eu tenho enquanto tô com a cabeça dentro de um livro. eu tentei, mas simplesmente não é a mesma coisa. parei pra pensar, assimilei umas coisas e fiz as pazes com as leituras (e comigo, de uma certa forma). entendi que o problema era outro, eu só tinha despejado minha frustração onde eu podia.

o que acontece é que além de não poder mandar nos outros, eu ainda tive que "obedecer" - ou melhor, me conformar, mas pra mim dá na mesma. me senti impotente, quis explodir o mundo inteiro no grito, mas sabia que não tinha nem como eu levantar a voz. acabei descontando na coisa errada. inconscientemente, me livrei da única obrigação que eu era capaz de controlar - até porque, fui eu mesma quem inventei isso pra mim.

eu leio porque gosto, mas atualizava esse espaço uma vez por mês porque me comprometi. eu leio porque gosto, mas precisava ler pelo menos 40 livros esse ano por causa do desafio do goodreads. eu leio porque gosto, mas comecei a ler aquele livro clássico porque tava na minha meta de "12 livros pra 2021" e não por realmente querer saber a história naquele momento. eu leio porque gosto, mas... sabe? pra me sentir minimamente no controle de alguma coisa, resolvi abrir mão justo de algo que eu gosto de fazer. olha que insanidade.

depois que entendi onde que morava o problema, respirei fundo, abandonei o livro clássico (porque não sou obrigada a nada!!!! só a muitas coisas) e continuei a leitura do YA. sem pressa, sem meta de x páginas por dia, sem entrar em neura nenhuma. terminei no finzinho de outubro.

agora em novembro eu tirei férias de novo - pois é - e, vejam só vocês, li TRÊS unidades de livros!!! tudo bem que foi só um romance (mais de 300 páginas!!!) e os outros dois eram contos, mas ainda assim, pra quem leu apenas 01 livrinho em dois meses, superei todas as minhas expectativas!

pra não perder o costume, mas abrindo mão da obrigação de esperar o fim do mês porque "aimeudeus vai que eu ainda encaixo mais alguma leitura antes da folhinha do calendário virar", e deixando claro que estou aqui agora porque quero e não porque preciso, o que eu li de setembro até o dia de hoje foi:


Supernova: o começo nasce do fim - Juliana Vicente (2021)


YA contemporâneo que foca em um casal de melhores amigos e aborda depressão na adolescência e problemas familiares de vários tipos. peguei no kindle unlimited porque achei a capa belíssima, óbvio. sendo muito sincera, já li há muito tempo e fiz uma pausa de quase 2 meses entre o início e o fim da história, então sinto em dizer que já esqueci muita coisa kkkk mas eu gostei. assim, não morri de amores nem nada, mas só de ter escolhido terminar de ler em vez de largar pós surto eu acho que já diz muita coisa! o livro se passa numa cidadezinha do interior, o que dá um clima levinho e gostosinho pra história, e uma das personagens principais é uma menina cheia de sonhos que ama astronomia, mas que acaba entrando numa crise depressiva quando a vida dela vira de cabeça pra baixo. é divertido e pesado ao mesmo tempo. vale dar uma chance :) 


Adivinha quem não voltou pra casa? - Pedro Poeira (2020)

fiquei com vontade de ler esse aqui por causa do nome. realmente fiquei intrigada tentando adivinhar quem seria a pessoa que não apareceu antes mesmo de começar a leitura kkkk esse conto gira em torno de uma família que se vê no meio de um mistério quando um dos integrantes, obviamente, não volta pra casa. a gente acompanha a busca por essa pessoa, os dramas internos de cada um e os conflitos que surgem entre os familiares no meio desse caos. é curto, mas deu tempo de me sentir tensa, ansiosa, reflexiva, meio triste e, por fim, feliz. gosto bastante de histórias assim, que me causam vários sentimentos. AH, vale dizer: em determinado momento da narrativa a gente acompanha até a perspectiva do gato da família! :`)


Evidence of the affair - Taylor Jenkins Reid (2018)


esse aqui é um conto epistolar que se passa nos anos 70, nos eua. uma moça encontra cartas que o marido recebeu da amante. sem saber muito bem o que fazer, resolve entrar em contato com o outro traído e os dois acabam desenvolvendo um relacionamento bem peculiar. a história é toda contada por meio de cartas, não tem diálogo, não tem cena de ação. mas a narrativa é bem completa, não senti falta de nada. o que não tá escrito, dá pra deduzir. eu tava achando só ok, nada de muito incrível, tava até me dando uma agonia de acompanhar as decisões das personagens. até que chegou bem no finalzinho e rolou um plot twist que eu definitivamente não tava esperando e eu fiquei "é, realmente o hype pra cima da autora é justificado" kkkk li em inglês mesmo, mas vai sair a versão em português no mês que vem pra quem prefere! :)


Ninguém nasce herói - Eric Novello (2020)


esse aqui se passa na cidade de sp, num futuro distópico não tão distante da realidade no qual um fundamentalista maluco é o presidente do brasil e as minorias são ameaçadas, olha só que coisa. o personagem principal é um xóvem pacifista que prefere combater o ódio com amor e que precisa se controlar pra focar na realidade e não deixar a própria mente voar demais. só que ele passa por tanta situação horrível que vai atrás de formas mais efetivas do que entregar livro na rua pra tentar enfrentar o governo. demorei um pouco pra realmente entrar na história, no começo eu não tava me importando muito com nada do que tava acontecendo, mas a coisa foi ficando cada vez mais doida, acabei me interessando pelas personagens e pelos conflitos e no fim eu gostei bastante! mas o trauma de ser brasileira e ter vivido tudo o que aconteceu depois das manifestações de 2013 me fez ler a cena das pessoas protestando na rua com medo do gigante acordar de novo... kkk

em números, resumão de setembro, outubro e novembro:

→ livros terminados 4 x 1 livros abandonados (não falei lá em cima, mas larguei Os Maias. ainda quero terminar em algum momento no futuro, só não tava afim agora!)

→ literatura brasileira 3 x 1 literatura estrangeira (dos eua)

→ ebooks 4 x 0 livros físicos

→ autoras do gênero feminino 2 x 2 autores do gênero masculino

→ releituras 0 x 4 livros novos 

→ ficção 4 x 0 não ficção


aaah, também comecei a ler a biografia do leonardo da vinci, mas tô indo a passos lentíssimos. quando - e se - eu acabar, registro aqui :)

beijo. quando der, eu volto! :*

3 comentários:

  1. Oiew ^^
    Ontem mesmo estava comentando com uma amiga que eu acho que talvez precise de um tempo das leituras... parece que nada está funcionando pra mim, nesse momento. Mas também comentei que tenho medo de parar e ficar meses sem ler (já aconteceu). Se eu não puder ler, acho que não sei quem sou. Que bom que conseguiu retomar esse hábito, realmente nada proporciona a mesma experiência que a leitura de bons livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hello, you! o/

    Também passei/estou passando por isso!! *abracinho* Eu chamo de A GRANDE RESSACA LITERÁRIA DE 2021. Achei que tivesse saído dela, mas ledo engano... Eu estava me sentindo pressionada até com as "metas" que eu não seguia e os livros marcados como desejado/vou ler; aí saí apagando tudo. E agora me sinto pressionada pelos livros que tenho, hahaha. :(

    Acho que a situação atual, no geral, não tem colaborado muito. No primeiro semestre, teve um mês que eu li tanto que, olhando hoje, eu acho que estava tentando compensar alguma coisa na vida ou não pensar em nada.

    ResponderExcluir
  3. Eu me encontro na mesma! Nunca tive uma ressaca literária tão grande porque em 2021 eu li poucos livros. A vida, ela acontece, né?! Mas eu agora não me apego a metas mais, até porque elas nunca são cumpridas kkkk mas sério, as metas sempre fazem eu desanimar da leitura porque parece que estou lendo só pra cumprir algo que eu mesma me propus a fazer.

    ResponderExcluir