quinta-feira, 1 de março de 2018

livrinhos de fevereiro

o segundo mês do ano ainda faz parte da minha loucurinha da maratona de verão, que eu expliquei no post de janeiro. se você não sabe do que eu tô falando, ou se não lembra quais eram as categorias de leitura, dá uma olhadinha lá! :D (e mesmo se você lembra, olha também porque eu dei uma atualizada no post. percebi que faltavam os ~resultados parciais~ do mês hehe)

◇ ◇ ◇

As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta (1979)


primeiramente: que edição linda!!!!!!!!!! eu não assino a tag, então peguei emprestado com uma amiga (fefa, melhor pessoa <3), mas confesso que até bateu uma vontadinha de assinar, viu? hahah minha parte preferida desse livro foi o título, que é quase um tapa na nossa cara. a narrativa não é muito fluida, então eu demorei um pouquinho pra realmente entrar na história, mas essa é uma leitura muito boa pra gente conhecer um pouquinho mais da realidade nigeriana. amei começar o mês fugindo da literatura dos países hegemônicos!


 Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur (2014)


não é segredo pra ninguém que eu fujo de poesia. e é por isso que eu só fui me dar ao luxo de ler esse livrinho agora, tanto tempo depois de ele cair na graça das pessoas. no geral, eu gostei do livro. as poesias são fortes, as ilustrações são lindas. teve poeminha ali que em quatro linhas a menina me deixou sem saber o que falar depois, de tão fundo que bateu. mas é aquilo né... continuo não gostando de poesia. ¯\_(ツ)_/¯
(categoria 6 do desafio: ler um livro com um hype antigo ✔)


↠ O sorriso da hiena - Gustavo Ávila (2017)


favorito do mês! 
aaaa!!! essa foi minha reação em mais ou menos 90% desse livro ^^ hahaha gente, é muito legal!!!!! ler os romances policiais da agatha christie é incrível e eu recomendo sempre, mas ler esse mesmo tipo de livro escrito por um brasileiro nos anos 2000 é tão incrível quanto! :D como nem tudo são flores, eu me incomodei com algumas coisinhas. nada que atrapalhe o desenvolvimento do livro, porém como boa aluna pedante de letras eu preciso fazer esse tipo de comentário hahah por exemplo: eu tive a impressão de estar lendo uma tradução. tô começando a achar que isso é meio recorrente nos autores nacionais de hoje em dia (nos jovens, pelo menos).. se você não é chato que nem eu, pode ser que isso sequer te chame a atenção. corre pra ler que vale a pena!!!! :) 
(categoria 7 do desafio: ler um livro nacional da atualidade ✔)


↠ Os contos de Beedle, o bardo - J.K. Rowling (2007)



antes de mais nada: eu queria muito boicotar a J.K. de modo geral, porque eu não tô sabendo lidar com essa mulher fazendo tanta cagada, mas eu apenas >não consigo< desperdiçar a oportunidade de voltar pro universo harry potter sempre que eu tenho a oportunidade (porém é óbvio que não gastarei um mísero centavo apoiando a continuação de animais fantásticos no cinema, né? ^^). enfim. esse livrinho é apenas 01 amor, não tem outra palavra pra definir. minha primeira releitura do ano me deixou de coração quentinho! mas é claro que só faz sentido ler esse se você tiver lido harry potter antes (e se gostar da história, claro) hahah
(categoria 11 do desafio: ler um conto ✔)


↠ Solaris - Stanislaw Lem (1961)


esse basicamente é o livro mais lindo que eu já tive em minhas mãos, simples assim. que edição INCRÍVEL!!!!! além de ter a capa dura, que já é um charme a parte, as cores são maravilhosas, o ladinho das páginas é amarelo (minha cor preferida!), esse desenho da capa continua do lado de dentro... sabe? eu fiquei emocionada real de ler um bonitinho desses em exemplar físico <3 mas a história, gente... o que dizer desse livrinho em termos de conteúdo? bem, preciso ser sincera: eu basicamente não entendi quase na-da da parte científica, não tenho conhecimento/imaginação o suficiente pra dar conta das descrições desse livro hahaha mas a parte do terror psicológico eu curti! o final eu achei meio bosta, acho que o autor criou muita expectativa em cima do negócio e depois não deu conta de resolver o problema, daí arrumou uma solução bem meia boca... enfim. tá longe de ser um dos melhores livros de ficção científica que eu já li, mas não é de todo ruim hahah
(categoria 5 do desafio: ler um livro que era pra você ter lido em 2017 ✔) (eu tava cobiçando tanto desse livro!!!!!! mas desisti de comprar por causa do valor, não tava dando pra gastar tudo aquilo. agora consegui pegar emprestado <3)


↠ The great Gatsby - F. Scott Fitzgerald (1925)


está aberta a temporada de livros em inglês pra uma das minhas matérias da faculdade (leituras do cânone, a quem interessar possa ^^). esse livrinho é releitura, mas meu primeiro contato com a história do gatsby foi há vários anos e em português, então dá pra considerar que é quase um livro novo. acho que dessa vez eu gostei mais do que antes, mas ainda assim acho bem mais ou menos. não o livro, ou a escrita do cara, mas a história mesmo.. a parte boa é que eu li tudo em dois dias, então temos aí um ponto positivo! e não posso comentar nada sobre a adaptação pro cinema porque eu não assisti ao filme (vocês sabiam que eu basicamente só vejo filmes de animação? pois bem), mas talvez seja uma alternativa possível pra quem quer saber do que se trata.. :)

◇ ◇ ◇

em números, resumão do mês:

livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 5 literatura estrangeira (1 da nigéria, 1 da índia, 1 da inglaterra, 1 da ucrânia e 1 dos eua)

 livros lidos no kindle 3 x 3 livros físicos

 autoras mulheres 3 x 3 autores homens

 releituras 2 x 4 livros novos


no final de março eu volto! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário