sábado, 26 de julho de 2014

assusta, mas encanta

o ser humano é uma coisa louca. todo mundo é presumidamente tão igual, mas ao mesmo tempo tão completamente diferente. cada um é único, cada um tem as suas próprias particularidades, cada um consegue ser a exceção em determinado aspecto.  e, ainda assim, todo mundo é capaz de se identificar com outro alguém - ou outros vários alguens - em infinitos pontos. 
por sermos seres pensantes, é incrível a quantidade de coisas maravilhosas que a gente consegue realizar. e, por esse mesmo motivo, é bizarro pensar na quantidade de destruição que a gente presencia por aí. a galera se deixa contaminar por um ódio cego e sai disseminando cada vez mais a discórdia, a guerra, a injustiça, a falta de amor (próprio e pelo próximo)... 

mas deixando tudo isso de lado e olhando só a parte boa, o ser humano é apaixonante! trazemos em nós tudo aquilos que somos, aquilo que fazemos, aquilo que gostamos, aquilo pelo qual passamos. estejam essas coisas estampadas no nosso corpo ou escondidas no nosso interior. 
cicatrizes, tatuagens, rugas, cabelos brancos, olhos tristes, sorrisos largos. trejeitos, tiques nervosos, vícios de linguagem, gestos inconscientes. uma pessoa é composta por tudo isso e muito, muito, muito mais. somos um emaranhado de sentimentos malucos e conflitantes que podem transbordar, mas que também podem viver aprisionados sem que ninguém perceba que nós estamos sentindo tais coisas. somos um contraste ambulante. vivemos mudando de opinião e de aparência. podemos ser vários em um só.

eu amo os detalhes que formam uma pessoa. os contornos do rosto dela, a maneira como as unhas dela são cuidadas (ou totalmente desleixadas), se ela fala com você te olhando nos olhos ou olhando pro que há em volta, se ela sorri mostrando os dentes ou não, a forma como ela cruza os braços, se ela consegue manter o foco em um único assunto ou se fica se interrompendo pra falar de outras coisas... tudo isso é tão importante! mesmo que pra maioria das pessoas isso não tenha relevância. é tão mais interessante reparar nesse tipo de coisa em vez de ficar procurando os supostos "defeitos" alheios. e daí se a pessoa tá acima do peso pré estabelecido pela mídia como o ideal? e daí se o cabelo dela não tá do jeito que você gosta? e daí se aquela roupa não é o que você considera como adequado? nada disso deveria receber tamanha atenção. nada disso deveria ser motivo pra alvoroço e crítica.

apesar de me assustar cada dia mais com o grau de maldade e de loucura que existe por aí, eu também me encanto cada dia mais com a beleza que existe dentro e fora de cada um de nós. torço muito pra que um dia a humanidade consiga se consertar e aí, quem sabe, o lado bom de todo mundo vai ser bem maior do que o ruim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário