sábado, 6 de março de 2021

propagação de fake news ao vivaço

apesar de manter um famigerado blog pessoal pra falar da minha vida desde 2014 e de tuitar todo dia desde 2009, eu sou uma pessoa misteriosa. tanto na internet quanto na vida real, não saio contando nada por aí. 

existe aquele ditado que diz "as pessoas veem as pingas que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que eu levo" ou qualquer coisa assim. pois na verdade por aqui ninguém vê é quase nada, nem pinga nem tombo. guardo pra mim e pra pouquíssimos ao redor o que acontece de bom e exponho menos ainda o que acontece de ruim. sou uma jovem low profile.

eis que surgiu uma pandemia, a gente parou de sair de casa* e eu simplesmente perdi a vontade de atualizar o instagram. além da bad vibe absurda que se instalou por aqui vendo esse país entrar em colapso, minha vida de pessoa quarentenada virou um marasmo. não vejo sentido em mostrar nada que não seja minimamente interessante pra alguém. 

só que, mesmo sem me expor muito, numa era pré-covid sempre tinha foto nova por lá. no feed eu postava coisa bonitinha ou significativa, nos stories eu sempre colocava amenidades. compartilhava post alheio, mostrava o livro da vez, tinha foto do céu toda semana, postava umas selfies de vez em quando pra aproveitar os momentos de autoestima boa... essas coisas. porém de março a dezembro de 2020 eu só postei 6 fotos no feed. de março a maio eu continuei usando os stories, mas em junho entrei numa espiral de tristeza e, daí até dezembro, só postei 11. em 2021 só postei 3 stories. sabe? são números irrisórios até pra mim, que já me controlo bem. (mas continuo usando a rede social, não parei de entrar lá só porque parei de atualizar. a real é que eu amo saber da vida dos outros, mas não dou material pra ninguém saber da minha... :P)

dito isso, vamos ao causo do dia.

ano passado minha cunhada engravidou e catarina nasceu agora, no começo de janeiro. fomos conhecer a mais nova integrante da família quando ela fez um mês. depois de uns dias, postei uma foto com o boy e a nenê nos stories. escrevi algo genérico, tipo "1 mês de catarina ♡" ou algo parecido. se você não fosse da família, não saberia quem é a criança. mas convenhamos que isso é o de menos, o que importa mesmo é que ver uma coisica cor de rosa e incrivelmente linda traz uns segundos de paz pro coração de quem deu azar de nascer justo no brasil, né? daí recebi umas reações de coração, os familiares comentaram, tudo dentro dos conformes de quando a gente posta coisa bonitinha nas redes.

eis que essa semana, um tempão depois do post, meu pai me contou que, naquele dia de manhã, ele viveu um momento impactante no elevador do prédio onde mora. segue o diálogo entre papai e um vizinho que me segue no instagram (e que eu nem sigo de volta porque não tem proximidade comigo, veja bem):


o vizinho: "e aí, posso te dar parabéns por ser vovô?"

papai: "oi? não sei do que você tá falando..." (já quase tendo um ataque cardíaco, num misto de surpresa e ansiedade, porque o véio quer ser avô mesmo)

o vizinho: "é que a paula postou uma foto com o namorado e uma criança..."

papai: "ahhhh, não, é sobrinha deles!!!"


daí chegaram na garagem e a conversa morreu aí. os dois riram muito, porém meu pai quase morreu de susto. imagina descobrir assim, por meio de um vizinho aleatório, que você vai ter um neto. gente do céu.

o ponto aqui é: pra sair falando isso pro meu pai sem mais nem menos, esse cara e a família dele deviam ter certeza absoluta que eu era uma das mais novas mães em tempos de covid. e já deviam até ter espalhado a notícia falsa pra outros conhecidos, porque a fofoca é o que faz uma comunidade continuar funcionando bem.

agora pensa na situação do vizinho curioso vendo isso... passei o ano todo praticamente sem dar as caras por lá, um tempo atrás postei no feed falando que tava morando com o boy há 6 meses e de repente surge uma foto nossa com uma nenê, sendo que eu não marquei o @ dos pais da criança. então só podia ser minha, é óbvio!!! mesmo sem ter dado nenhum indício de que tinha engravidado, mesmo sem minha mãe ter colocado uma mísera foto (ela posta quase todo dia no instagram e no facebook).

e com essa história fica o aprendizado, crianças: quando você não fala nada, as pessoas falam por você.  ¯\_(ツ)_/¯


_______________


* se você aí que tá lendo isso continua vivendo sua vida normal dando rolê pra cima e pra baixo: faz o favor de sair daqui, não lhe quero.

2 comentários:

  1. HAHAHAHAHA, pior que é uma fofoca que faz sentido e tem um certo fundamento!! XD

    ResponderExcluir
  2. Hahahaahah meu deus! Eu acho que pensaria a mesma coisa que o vizinho, mas tentaria descobrir tudo certinho antes de falar com teu pai.
    Mas é interessante pensar no que os outros podem enxergar vendo nosso perfil em alguma rede social. Eu também sou um pouco low profile, gosto mais de acompanhar do que postar, então agora fiquei pensando no que será que as pessoas acham que sabem de mim pelo que veem. Doido.
    Beijo!

    ResponderExcluir