sexta-feira, 31 de julho de 2020

livrinhos de julho

pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄


◇ ◇ ◇


Outra dimensão para nós dois - Maria Freitas (2018)


conto curtinho e atualíssimo que se passa durante a quarentena do corona vírus!!!!! kkkkk é sobre dois meninos (um deles é trans) que são amigos desde sempre e moram juntos. durante o isolamento social, eles percebem que coisas estranhas estão acontecendo nessa casa onde eles moram. como o próprio nome indica, envolve diferentes dimensões e possibilidades do que poderia ser a vida deles caso outras escolhas fossem feitas. é bem bonitinho e divertido, mas achei que por ser tão curto a história não foi bem aproveitada. toda essa questão das dimensões tinha potencial pra ser muito mais legal, mas não deu tempo de explorar direito, sabe? de qualquer forma, é um romance fofinho (e talvez seja a primeira história que eu leio com um protagonista trans!)


Nosso Musseque - José Luandino Vieira (2003)


conheci luandino na faculdade, cursando literatura angolana. as aulas eram horríveis, mas eu gostei de tudo o que li e fiquei com vontade de conhecer mais! esse romance é construído como se fossem vários causos. o narrador conta episódios da vida das personagens e não tem exatamente um começo, meio e fim. a gente acompanha acontecimentos aleatórios da vida dessas pessoas que moram no musseque (que seria mais ou menos o equivalente angolano à favela, comunidade, algo assim), principalmente do narrador e dos amigos dele, que são crianças e adolescentes. por ter essa perspectiva mais infantil é um livro divertido, mas tem uma carga emocional bem grande e discute, mesmo que indiretamente, a questão racial. o que eu mais gostei foi da experiência de ler, não necessariamente do livro em si. gostei de entrar em contato com o português angolano, de conhecer palavras e expressões novas que fazem sentido naquela cultura, de sentir estranheza com algumas construções tão diferentes do que a gente usa no brasil... sabe? foi bonito :)


Lua nova - Stephenie Meyer (2006)


eu não tava esperando amar o livro, já tinha sido avisada que era ruim, mas não tava esperando uma BOMBA ATÔMICA dessa hahahahaha pra começo de conversa: a história desse aqui é ridícula. edward vai embora, bella entra numa crise depressiva braba e só melhora quando começa a andar com jacob, que depois vira um lobisomem. no fim das contas ela vai parar na itália pra salvar a vida do vampiro que tava tentando se matar e larga o lobisomem pra trás. SABE??? kkkk o desenvolvimento dos fatos é tosco, a bella tá insuportável, o romance entre ela e o edward me dá pavor (é só diálogo bizarro nível "se você morrer eu me mato"), uma cena é mais absurda e descabida do que a outra... não tem defesa, sério hahaha mas como boa maluca que sou eu quero ler o próximo pra saber qualé (só vi o filme 1x e já esqueci tudo) :P também preciso dizer que jake foi a única coisa positiva desse livro horroroso, sempre que ele aparecia me dava um quentinho no coração. mas boatos que depois ele também fica insuportável, então veremos se continuarei #TeamJacob nos próximos livros!!


Not about nightingales - Tennessee Williams (1938)


✩ favorito do mês! ✩
esse também é herança da faculdade! imprimi a xerox lá em 2015/2016 e nunca li. achei perdida aqui e aproveitei pra fazer minha primeira leitura em inglês do ano, finalmente :) essa peça é dividida em 3 atos e a história se passa dentro de uma penitenciária. resumindo bem, os detentos entram em greve de fome pedindo por melhores condições e o diretor, que é uma pessoa horrível, responde a isso trancafiando todo um pavilhão na sala das caldeiras, pra morrer ali sem ter como respirar. em paralelo a isso, uma moça começa a trabalhar ali como a nova secretária do diretor e acaba se apaixonando por um prisioneiro. ah, o título é inspirado em "ode to a nightingale", do keats (inclusive tem uma cena sobre isso). eu gostei muito, fiquei com vontade de ver a peça pra ter a experiência completa! eu recomendo bastante, mas acho que não tem tradução pro português, então fica o aviso: tem que ter bastante familiaridade com o inglês pra conseguir ler. precisei consultar o dicionário várias vezes e a oralidade tá muito marcada na fala das personagens, então acaba ficando confuso. mas vale demais a leitura!

◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 1 x 0 literatura estrangeira (1 de angola e 2 dos eua)

 livros lidos no kindle 4 x 0 livros físicos (a peça foi xerox, né? kkkk mas não posso considerar um livro físico, sorry)

 autoras mulheres 2 x 2 autores homens

 releituras 0 x 4 livros novos

2 comentários:

  1. Lua Nova é um clássico injustiçado hahaha brincadeiras a parte, é o meu favorito da série, porque eu sempre tive essa tendência depressiva e inclinada ao drama extremo haha

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaa, não acredito!!!! hahahahaha é um dramalhão sem fim mesmo. eu tava gostando de ler enquanto focava na amizade da bella com o jacob, mas quando elas foram pra itália a coisa desandou de vez.. kkkk não vejo a hora de ler os próximos!

      :*

      Excluir