segunda-feira, 30 de novembro de 2020

livrinhos de novembro

   pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄



◇ ◇ ◇


Os registros estelares de uma notável odisseia espacial - Becky Chambers (2018)


3° volume da série wayfarers, uma ficção científica lindíssima que eu amo do fundo do coração (falei do 1° aqui e do 2° aqui). esse é contado por meio de episódios da vida de uns cinco humanos, cada um com uma vivência diferente, mostrando como está atualmente a vida dos descendentes daqueles que deixaram a terra pra desbravar o espaço tantos anos antes. dá pra dizer que esse trata, principalmente, a respeito de tradição, morte e renovação. me emocionei bastante com a leitura, me envolvi com as personagens (como sempre, o ponto alto desses livros!), mas achei menos interessante que os anteriores. como o foco tá só nos humanos, não nos outros alienígenas, foi mais sentimental do que instigante, digamos assim. então esse foi o que eu menos amei, ainda que tenha gostado muito!! ah, um aviso: em alguns momentos tem linguagem neutra, "ili" em vez de "ele/ela" e coisas do tipo. se você é um cristal sensível que fica mordido com isso, vai ler outras coisas, essa série não foi feita pra você ;) o quarto e último livro da série tá pra sair nos eua começo do ano que vem, já tô contando os segundos!!! ♡♡♡


Independência ou mortos - Abu Fobiya e Harald Stricker (2012)


das vantagens de morar junto: pegar livro da estante do boy! :) esse quadrinho é um reconto da história do brasil. na medida do possível, o enredo segue o que realmente aconteceu, a diferença é que aqui tem uma infestação zumbi HAHAHA a ideia é bizarra, mas a história é divertida. começa com a família real saindo de portugal e termina depois da proclamação da independência. dom pedro é um heroizão, leopoldina pega em armas pra matar zumbi... é uma doideira. achei legal o reconto! se você gosta dessas coisas, vai que vai. porém senti falta de cores!! os quadrinhos são muito detalhados, achei que deixar em preto e branco não fez jus a tudo o que as imagens poderiam ter sido. mas o que mais me incomodou é que achei os desenhos desnecessariamente machistas. rola uma hipersexualização do corpo feminino tão doida que até zumbi mulher fica com peitão, pelo amor de santo cristo. mas é o público, né? pra agradar os nerd virjão mesmo. resumindo: gostei da história, mas as ilustrações me incomodaram.


Sempre estive aqui - Amanda Or (2019)


esse aqui, na verdade, é da maria freitas. amanda or é a escritora/narradora desse livro, que também faz parte do enredo. amanda narra a história do romance entre a karin, que é a ex namorada dela, e um cara. a princípio é meio confusa essa coisa da narradora-personagem, porque não fica explícito desde o início e algumas coisas só vão realmente se explicar no finalzinho do livro, com um plot twist que me deixou assim: 🤯 eu não tava esperando aquilo, terminei de ler com o olho arregalado kkkk apesar de lidar com temas pesados (violência doméstica, racismo, homofobia e feminicídio), o livro é relativamente leve, tem referências à cultura pop e umas cenas "engraçadinhas" (o cara é fã de chaves e eles vão pra acapulco, pelo amor de diós, a breguice!). mas o final é soco no estômago mesmo, be aware. o livro não é incrível, mas eu gostei. foi uma leitura gostosinha, li bem rápido. dá pra dizer que é uma história que fala sobre o amor, com uma pitada de coisas ruins pra gente não esquecer da realidade. a maria disponibiliza o pdf pra baixar, se alguém tiver interesse!  


Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro - Toni Morrison (2020)


a companhia das letras disponibilizou por tempo limitado esses dois ensaios da toni pra download, que, como os próprios títulos indicam, são reflexões bem fortes. em um deles ela aborda a escravidão, a falta de memórias sobre os escravizados e o racismo que continua perpetuando a violência contra os negros. no outro, ela aponta a forma como o fascismo atua por meio do medo e da demonização do outro, independentemente de partido político. são textos bem curtos que dão margem pra uma discussão enorme, é pra deixar o leitor com vontade de comprar os livros dela mesmo. aliás, eu queria ler tudo dessa mulher. já disse antes e repito que "beloved" é possivelmente o melhor livro que eu já li na vida, mas é tudo caro demais. tem ebook de 40 reais, sabe, sem condição... então, se eu fosse você, não perderia a oportunidade de ler! corre na amazon pra ver se ainda tá disponível!!!  


Por que eu não converso mais com pessoas brancas sobre raça - Reni Eddo-Lodge (2017)


também peguei de graça na amazon uns meses atrás. como os textos da toni serviram só de introdução, escolhi esse pra continuar no tema! a autora é britânica, então aqui a gente vê o racismo por uma perspectiva diferente - eu, pelo menos, tô muito mais acostumada a encontrar conteúdo sobre o racismo nos eua, que tem um cenário completamente diferente. o livro é muito bom! a autora fala do processo de reconhecimento dela enquanto negra na inglaterra, comenta casos históricos de racismo por lá, discute o racismo que permeia as estruturas de poder, questiona o feminismo branco e aborda questões de classe, é bem completo! mas agora falando enquanto profissional que trabalha com tradução: se você consegue ler em inglês, investe na leitura desse aqui no original. não gostei da tradução e também achei que faltou cuidado com a revisão :( não consegui aproveitar 100% a leitura porque fiquei prestando atenção nessas coisas.. mas o conteúdo continua importantíssimo!! vale demais enquanto reflexão na caminhada pra ser cada vez mais antirracista. e tem um texto da gabi, que eu amo, então fiquei feliz :D 


Leve-me com você - Catherine Ryan Hyde (2014)


✩ favorito do mês! ✩
pelo amor de deus que coisa mais bonita esse livro!!! tanto a história quanto a edição sensacional da darkside, é lindo do começo ao fim. resumindo muito sem dar spoilers: um alcóolatra em recuperação que perdeu o filho recentemente acaba indo viajar de motor home com duas crianças que ele conhece de repente e a vida de todo mundo muda por causa disso. é de encher o coração da gente ♡ os três viajam por vários parques nacionais e a autora descreve um monte de cenário bonito, mas tive um pouco de dificuldade pra visualizar porque não conheço muito das paisagens norte-americanas, então recorri ao google pra me ajudar nessa parte hehe a relação que nasce entre esse cara e as crianças é uma coisa muito preciosa, derrubei lagriminhas em alguns momentos. o livro trata da questão do alcoolismo, de dramas familiares, relações interpessoais, medos, superação, amor... terminei triste porque não queria que acabasse. recomendo demais!! queria que tivesse um filme baseado nessa história!!!
 

◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 6 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 2 x 4 literatura estrangeira (3 dos eua e 1 da inglaterra)

 livros lidos no kindle 3 x 3 livros físicos

 autoras mulheres 5 x 2 autores homens (1 livrinho com 2 autores do gênero masculino)

 releituras 0 x 6 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário