sábado, 30 de janeiro de 2021

livrinhos de janeiro

 pra acompanhar os posts anteriores, é só clicar aqui 😄

◇ ◇ 

Grande sertão: veredas - João Guimarães Rosa (1956)


comecei o ano com uma releitura que queria fazer desde o momento em que terminei de ler pela primeira vez, talvez em 2015. resumindo muito por cima e de forma horrível: é um romanção narrado por riobaldo, um jagunço que se apaixona por um colega de bando e que, em determinado momento, vai atrás do diabo pra fazer um pacto. é um livro enorme, difícil, confuso, não tem divisão de capítulos, o riobaldo não narra em ordem cronológica... enfim, a narrativa é um caos. mas é ótimo, eu juro!!! porque apesar disso (e também por causa disso!) é uma história incrível. tem a violência da realidade dos jagunços e, ao mesmo tempo, tem um amor e uma doçura que chega a emocionar. você acaba de ler sobre um tiroteio e na página seguinte tem uma passagem linda. é uma experiência bem intensa! não é dos meus clássicos brasileiros preferidos não, mas valeu muito a pena ter relido. o livro gruda no coração da gente, é marcante demais!


Ideias para adiar o fim do mundo - Ailton Krenak (2019)


antes de tudo: eu AMO o nome desse livro!! aqui tem a transcrição de duas palestras e de uma entrevista do ailton, nas quais ele discute os problemas que a humanidade enfrenta por ter se distanciado da natureza e adotado esse estilo de vida caótico e devastador. é bem curtinho, tem umas 60 páginas, mas é bem poderoso. adorei os questionamentos que ele traz, é pra fazer o leitor (ou um ouvinte nas palestras, no caso) parar pra refletir mesmo sobre os caminhos que a sociedade vem trilhando. o que eu mais gostei é que, ainda assim, é tranquilo e gostoso de ler. recomendo bastante! só senti falta de ter uma "conexão" entre os textos, porque eles se complementam, então pra mim ficou meio esquisito terminar um e começar o outro meio abruptamente. mas isso é mais chatice minha do que um problema de verdade, né, eu sei :P 


Conectadas - Clara Alves (2019)


☆ favorito do mês! ☆
livrinho YA absurdamente contemporâneo e LEGAL DEMAIS!!! as duas meninas da capa se conhecem jogando na internet, mas uma delas usa um avatar masculino pra ter mais oportunidades no jogo e a outra não sabe disso. essa mentira de se passar por menino vai ganhando proporções maiores e sai do controle de vez quando surge uma chance de elas se conhecerem pessoalmente. na história tem representatividade de raça e de orientação sexual, tem games, romance, amizade, problemas familiares, problemas na escola e ainda rola uma cena de um passeio no bairro da liberdade, aqui em sp! é incrível pra leitores jovens e, do alto dos meus 25 anos, eu amei a experiência!!! fiquei lendo até de madrugada, me diverti horrores, chorei, torci pelas personagens. sabe??? bom demais 🤧


Extraordinárias: mulheres que mudaram o Brasil - Duda Porto de Souza e Aryane Cararo (2017)


mais um livrinho na mesma vibe do histórias de ninar para garotas rebeldes que eu li ano passado, mas esse aqui é voltado pras preciosidades da nossa terrinha. além de uma mini biografia dessas mulheres, também tem explicações sobre o contexto histórico no qual elas se inseriam, o que enriquece demais a obra. conheci muita gente que eu nunca tinha ouvido falar e li tudo com um sentimento de "puta merda como eu amo mulheres!!!". fiquei bem emocionada com as histórias, me indignei com os absurdos que elas passaram e deu vontade de chorar e agradecer a cada uma delas. vale a pena demais dar uma chance pra esse aqui! ah, tenho no kindle (acho que a amazon liberou em algum momento do ano passado e peguei gratuitamente), mas a capa da edição física é linda e iridescente!!!!! imagina ter um negócio desse na estante ♡


◇ ◇ ◇


em números, resumão do mês:

 livros terminados 4 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 4 x 0 literatura estrangeira (😻)

 livros lidos no kindle 3 x 1 livros físicos

 autoras do gênero feminino 3 x 2 autores do gênero masculino (já começou a bagunça de ter mais autores do que livros no balanço de leituras do ano... kkkk)

 releituras 1 x 3 livros novos

 ficção 2 x 2 não ficção


◇ ◇ ◇


gente... e o post de leituras de dezembro do ano passado que sumiu? kkkkkkkkkk sei lá o que foi que aconteceu. pode ser que eu consiga recuperar, mas também pode ser que ele nunca volte. fica a dúvida no ar. 2021 já começou daquele jeito! 🤪

Nenhum comentário:

Postar um comentário