terça-feira, 28 de agosto de 2018

desserviço em formato de arrogância

vocês viram que esses dias saiu um texto no site da revista época falando mal do booktube? (não vou postar o link aqui porque deus me livre e guarde, mas é só jogar no google que dá pra achar rapidinho).

resumindo pra quem não leu e não quer se dar ao trabalho: basicamente o moço disse que booktubers não sabem o que estão fazendo, só falam bobagem, dão informações superficiais sobre o livro, só passam a própria impressão de leitura e ainda ganham dinheiro pra isso. e quem assiste/apoia essa cena não tem senso crítico. e que jovem adulto (o famigerado young adult) é literatura de baixa qualidade. e que o que importa pra essas pessoas são os números do mercado, não a qualidade dos livros. etc etc etc. ele termina o texto dizendo mais ou menos que os booktubers apresentam uma postura anti-intelectualista e dá a entender que isso reflete o brasil de hoje em dia.

olha, eu não sei nem por onde começar.

minha reação ao terminar de ler foi um misto desses dois gifs:



tá, vamo lá.

sobre a questão da monetização dos vídeos eu nem vou comentar porque sinceramente who cares, cada um faz o seu pra ganhar dinheiro né, eu hein. agora sobre o resto eu acho mesmo que não dá pra deixar passar. me senti quase pessoalmente ofendida pelo que o moço falou. e isso tá longe de ser pelo fato de eu assistir aos tais vídeos e amar os meus livrinhos young adult.

é verdade que os booktubers falam majoritariamente dos livros que fazem sucesso? é sim. é verdade que a gente encontra com mais facilidade resenha sobre romance jovem adulto? é sim. é verdade que eles falam sobre a própria impressão de leitura? é sim. e isso não apenas É ÓBVIO, como também é O ESPERADO. ninguém entra no youtube pra procurar análise literária no nível do roberto schwarz ou do lukács, né, moço! no máximo a pessoa busca vídeo aula sobre as leituras obrigatórias da fuvest e olhe lá.

pra começar que texto teórico de análise literária é chato demais, meu irmãozinho! tirando as pessoas de dentro da academia, ninguém vai querer ler uns treco desse (e convenhamos que nem quem tá na academia queeerrr mesmo ler tudo que tá sendo escrito, mas isso é tópico pra outra conversa). segundo que pra conseguir extrair o máximo possível de um texto de teoria literária a pessoa precisa ter bagagem. que eu saiba o adolescente que é leitor de young adult tá longe de ser o público-alvo do alfredo bosi...

não tem nada mais natural do que um jovenzito em pleno 2018 usar a internet pra ir atrás de informação sobre livro. e ninguém tá ali botando a cara no youtube com a intenção de publicar ensaio de crítica literária pela boitempo, né? a pessoa tá realmente fazendo uma resenha absolutamente pessoal comentando o que ela achou legal ou não nos livros que leu. fim.

e apesar de ter bastante vídeo por lá sobre clássicos da literatura mundial (desde os russos até homero, hein, é só procurar!), o que é que o moço acha que o público-alvo dos booktubers quer ler?????? proust, flaubert e josé de alencar??? a gente sabe que nenhuma pessoa tá afim de ler iracema e memórias póstumas com 15 anos de idade, como a escola obriga a gente a fazer. daí o adolescente garra ódio de literatura e o intelectual não sabe o por quê. em vez de achar que os booktubers tão disseminando leitura de baixa qualidade, que tal refletir um pouquinho sobre quem é que tá vendo esse tipo de vídeo e qual é a realidade dessa pessoa? o leitor de young adult não tá esperando encontrar no john green o mais novo shakespeare, moço, ele só quer se divertir.

eu não vejo como não pode ser óbvio pra alguém que a pessoa que vê resenha de booktuber tá realmente atrás de ouvir opinião, e não de uma aula de análise literária. e eu não sei porque é que isso seria ruim. às vezes você leu o livro e não gostou de alguma parte, vendo outra pessoa explicar as razões pra ela ter gostado pode te ajudar a esclarecer alguns pontos. ou você tá querendo comprar um livro, mas precisa saber mais sobre ele antes de investir um baita dinheiro nisso. afinal de contas comprar livro hoje em dia é só pra quem realmente tá com dinheiro sobrando, disso eu não tenho dúvida.

e isso é o que mais me deixa doida quando eu vejo gente do alto do seu pedestal fazendo esse tipo de crítica absurda. a pessoa não tira dois minutos pra colocar a mão na consciência e considerar a realidade do outro. ela fala um monte de coisa arrogante olhando pro próprio umbigo, sem levar em conta, por exemplo, as diferenças de idade, classe social e bagagem cultural entre ela e quem ela tá criticando.

eu leio pra cacete, mas eu faço isso porque aqui em casa já tem um monte de livro que meus pais foram juntando durante a vida, porque eu sempre peço livro de presente pras pessoas, porque eu pego emprestado sempre que possível, porque eu arrumo sim uns pdf e porque eu posso me dar ao luxo de gastar dinheiro com literatura de vez em quando. e eu sei o quanto eu sou privilegiada por poder comprar livro, por ter leitores ao meu redor e por ter gente que tem condição de me presentear com esse tipo de coisa. só a título de informação, esses dias eu fui na livraria atrás de um romance de ficção de um autor brasileiro que foi lançado esse ano e ele tava custando simplesmente SETENTA REAIS. saí de mãos abanando e soltando fogo pelas ventas.

é óbvio que brasileiro não lê. e vai continuar assim, porque a pessoa que acorda as 4 da manhã pra pegar trem lotado e passa o dia todo fazendo trabalho pesado pra poder botar comida na mesa não tem nem condição financeira, nem tempo e nem cabeça pra ler livro. e se quando ela lê ela resolve pegar um romance do nicholas sparks em vez de ler cem anos de solidão eu é que não vou julgar, inclusive acho que tá é certo. cada um joga com as cartas que tem.

pra finalizar, queria dizer que o texto do moço foi um dos maiores desserviços que eu vi sendo prestados nos últimos tempos. deus me dibre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário