sexta-feira, 23 de maio de 2014

gosto mais dos meus livros do que de você

eu acho que posso dizer a frase acima pra praticamente todas as pessoas do mundo, com exceção de umas cinco, no máximo. e por "meus livros" eu não falo apenas dos que eu possuo na estante do meu quarto, mas de todos aqueles que eu já li e gostei, sendo meus de fato ou não.

literatura é uma coisa louca. e eu não sei nem explicar direito o que eu quero dizer com isso. só sei que se todo mundo compartilhasse comigo esse amor pelos livros (e pelas histórias contidas neles), seria todo mundo muito mais feliz!
não entendo gente que não gosta de ler. acredito que quem diz isso é porque nunca encontrou um livro pra chamar de seu, um livro que te prende e te transporta pra outro lugar - no caso, pra dentro dele. quando isso acontece, é impossível você não sentir vontade de sair lendo mais outros milhares pra tentar passar por essa sensação de novo. se a história que você tá lendo é envolvente de verdade, quando você menos perceber o mundo real "se apaga" e você para de prestar atenção no que tá ao seu redor. você só consegue focar no livro. seus personagens, sua trama, sua narrativa. e você não consegue mais parar de ler. fica ansioso pra chegar no final, pra saber o que acontece, pra tirar todas as suas dúvidas a respeito da história. mas também não quer continuar, porque sabe que uma hora aquilo vai acabar. e você gosta tanto que não quer que acabe...

minha lista de livros para ler é imensa. e ela tá sempre aumentando, porque eu nunca paro de acrescentar livros nela. só que como eu sou uma pessoa esquisita, em vez de eu dar um jeito de lê-los logo, eu prefiro reler aqueles que eu já conheço e gosto. às vezes me bate uma saudade tão grande de certas histórias e de certas personagens que eu não resisto! ainda mais que a minha memória é ruim e, sendo assim, em pouco tempo eu já esqueço da maioria das coisas que se passam no livro. então quando eu releio é sempre como se eu estivesse lendo pela primeira vez. passo pelas mesmas emoções, alegrias e tristezas novamente. choro, comemoro e me irrito como se eu não soubesse que aquelas coisas iriam acontecer. olha, é uma coisa linda.

eu não troco meus livros por nada. mesmo nas épocas em que eu não estou no clima pra leitura (porque eu sou uma pessoa normal e isso acontece com todo mundo, tá?), eu me conforto só de saber que eles estão ali ao meu alcance, me esperando, querendo que eu os abra e os leia sem parar.
aliás, deixa eu terminar esse texto logo que o meu livro tá aberto aqui do meu lado e a minha personagem preferida tá clamando por atenção. <3  

Nenhum comentário:

Postar um comentário