sexta-feira, 5 de agosto de 2016

é de cair o c* da bunda

cêis me perdoa já começar assim com esse linguajar, mas digamos que eu esteja um tantinho exaltada nos ânimos aqui. e eu dou um brigadeiro pra quem adivinhar qual é o motivo... sim, meus amigos, é óbvio que o que tira o meu sossego é essa bendita faculdade que eu resolvi cursar. o que mais poderia ser senão a famigerada letras usp e os seus infinitos inconvenientes, não é mesmo? ^^

já era de se esperar que mais cedo ou mais tarde eu voltasse aqui pra falar mal de alguma coisa envolvendo aquele lugar. o que eu não esperava é que viesse reclamar justamente de um professor que talvez tenha sido um dos poucos que eu gostei. vejam só vocês, eu tive uma professora que não deu nenhuma aula boa e passou três trabalhos pra serem enviados pra casa dela pelo correio (!) e mesmo assim quem me deixou indignada a ponto de xingar muito no blog foi esse aí, que ensinou coisa pra caramba e foi um bom professor ao longo do semestre todo. (a maluca do trabalho pelo correio eu xinguei muito no twitter mesmo.)

o cara dá aula de literatura brasileira. o tema desse semestre era romantismo. eu não sou fã de estudar literatura, essa é uma das escolas literárias mais chatas da história e ainda assim as aulas eram boas e eu me interessava pelas coisas que o professor tava falando. ele dava contextualização de tudo, deu uma aula só sobre a história do casamento pra gente poder entender a relação homem x mulher nos poemas românticos... sabe? o cara era bom mesmo. eu não tinha do que reclamar, até que ele devolveu as nossas provas corrigidas e fez comentários sobre o nível dos alunos. aí eu quis voar no pescoço do cara.

ah, só uma pausa rapidinha pra eu explicar um detalhe importante: minha faculdade ficou mais de dois meses em greve e as aulas voltaram essa semana. ou seja, a última aula antes do dia 03 de agosto tinha sido em maio. os planos iniciais desse professor eram: passar uma prova no meio do curso, lá em abril, e depois passar o trabalho final em julho. quando a greve tava pra estourar, ele foi muito sensato. as decisões dele foram respeitosas, não prejudicaram ninguém, foi tudo muito coerente. mais um motivo pra eu ter gostado do cara e ter inclusive recomendado esse professor pra amigos meus na época. ok, voltemos.

quase oito anos depois de termos feito a prova, eu já nem lembrava mais das questões, ele devolveu. eu sabia que tinha ido bem, que tinha respondido tudo certo, então fiquei um tantinho decepcionada quando minha nota chegou. tirei 7,8 numa prova que, pra mim, tinha sido fácil. (há quem esteja me xingando porque "nossa quase 8 é uma nota ótima calaboka" e eu até concordo, mas ME DEIXA.) daí eu fui procurar meus erros e NÃO ACHEI. o cara me tirou mais de dois pontos porque, aparentemente, não gostou de como eu organizei minhas respostas. não tinha absolutamente nada errado, não falei nenhuma bobagem, mas ele pontuou umas duas vezes que aquelas frases específicas poderiam ter sido melhor redigidas e disse que faltava encadeamento nas minhas ideias. eu já tava querendo morrer, aí ele começou a comentar o suposto mau desempenho de alguns alunos (que tinham tirado notas baixas, não era o meu caso) e eu só num faleci porque não tava na hora ainda.

vou fazer uma listinha das coisas que o professor falou, tá? se preparem:

1) "muitos de vocês nem deveriam estar cursando letras, esse curso não é pra quem não consegue se expressar, vocês estão no curso errado"
prof, você tem a consciência de que não há nem uma mísera aula de produção textual no nosso curso? você tem a consciência de que fica muito difícil pra uma pessoa melhorar a escrita dela (e, consequentemente, a forma como ela se expressa) se ela não tem a chance de fazer isso?

2) "deu pra ver que vocês sabiam o que estavam falando, mas parecia que as respostas tinham sido escritas com pressa e faltou clareza e coesão"
prof, você passou quatro questões relativamente complexas sobre diferentes aspectos de uma escola literária completamente heterogênea e a gente tinha uma hora e meia pra responder. que pessoa paranormal é essa que consegue redigir com calma quatro respostas completas nesse tempo????

3) "como é que alunos de letras cometem erros gramaticais? vocês tem que saber gramática, é inaceitável um beletrista que não sabe gramática"
prof, a gente não tem aula de gramática nesse curso. pelo amor da deusa, você conhece a nossa grade??? nas aulas de sintaxe a gente aprende a fazer árvore sintática (hahhaha na vdd ninguém aprende nada) e só, fim de papo. é pegar a frase "a menina gosta de bolo" e abrir a estrutura em formato de arvorezinha, cabô. em que país cê vive pra se indignar com o fato de que as pessoas saem do colegial sem saber regra gramatical? sdds bom senso

4) "algumas pessoas têm letras feias. tem gente que escreve e eu não sei se ali é um 'a' ou um 'o', assim não dá. tem aluno que faz um ~ que mais parece um ^, isso é um descaso e demonstra falta de conhecimento sobre a gramática. e tem que escrever com letra grande também, senão fica feio e eu não consigo ler" 
prof, eu não tô acreditando no que eu tô ouvindo. e olha, convenhamos, cê num tem uma letrinha muito boa também não, hein? que isso, homem, se toca.

5) "consegui ver a marca do lápis por baixo da caneta nas provas, isso demonstra falta de clareza na hora de responder"
prof, vai tomar no meio do seu cu.

o professor continua sendo bom, continua dando aulas incríveis, mas já não recomendo mais pra todo mundo igual eu fazia antes. recomendo pra quem tenha uma base gramatical perfeita, pra quem seja conhecido como o melhor escritor da sua geração, pra quem tenha feito três anos de curso de caligrafia e pra quem tenha memória fotográfica pra decorar todo o conteúdo do caderno e dos textos teóricos, porque só assim pro bonitão te considerar um aluno digno do curso dele. caso você seja uma pessoa normal que veio do colégio com uma base bem mais ou menos da língua portuguesa, se tem uma letra esquisitinha e se fica nervoso fazendo prova e prefere escrever primeiro de lápis antes de passar a resposta final a caneta, aaaah meu amigo... aí infelizmente não vai dar. aí cê não merece fazer parte do grupo seleto de alunos que deveriam estar ali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário